Pessoa que consegue dominar seus próprios impulsos, os seus próprios atos, as suas emoções, mesmo diante de situações adversas. Jamais uma consciência ligada à carne, tem domínio sobre os seus instintos animal. Na carne nós somos animais como qualquer outro e sofremos também todos os instintos naturais comuns as espécies biológicas.
Mas no caso do ser humano, em especial, ele produz a consciência, e é pela consciência que ele se destaca dos outros animais, podendo ter domínio sobre as suas ações animais, seria o mesmo, que para um adestrador, adestrar a si mesmo como animal. Ainda mais nós, que temos as primícias do espírito de Deus, isto é, nós conseguimos, não só dominar os instintos animais, mas como também eliminar a carne das nossas consciências e instituir o espírito de Deus nelas, e os sentimentos passarão a ser pelo espírito e não mais pela carne.

Não é nem mais uma questão de dominar, mas de agir pelo novo ser, como Paulo disse: se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima onde Cristo está, pensai nas coisas que são de cima, e não mais nas que são da Terra. Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a Terra. E quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar, então manifestareis com ele em glória. Não vivo mais eu na carne, mas hoje Cristo vive em mim. Cristo já é o meu corpo eterno, e para mim, a carne já acabou.

O nosso irmão Jesus, não morreu com trinta e três anos, como se pensam, mas morreu com trinta anos, como Lucas disse: e este Jesus, já era de quase trinta anos, sendo filho de José, mas a partir de trinta anos, José não era mais pai de Jesus, mas sim Deus, pois ele se desligou da carne e deste mundo, e se ligou no espírito de Deus e passou a ser um novo ser, como Pedro disse: já é muito que até hoje, a tua consciência viveu pela carne e mortificou o espírito de Deus dentro dela, que a partir de agora, ela faça o contrário, mortifique a carne, e o tempo em que ainda lhe resta na carne, vivais segundo o espírito. Que a partir de agora, você inverta o processo, e mortifique a carne e vivifica o espírito, e que a palavra de Cristo, habite em vossa boca abundantemente, pois até hoje só falamos pela carne, e que de agora em diante, falemos pelo espírito de Deus. Tudo aquilo que ele pôr em tua boca, fale. E a carne? A carne, é a carne.