Determinação, persistência, resolução, firmeza, decisão, firme opinião, coragem. Quando nós falamos do propósito de Deus e uma consciência chega ao pleno conhecimento desta verdade e determina andar por este caminho, a perseverança é fundamental para que ela chegue a vida eterna do espírito, pois quantas e quantas consciências já chegaram a este conhecimento, andaram um trecho por este caminho, mas não suportaram o ardor do deserto, e voltaram as águas do Egito. Não persistiram, não perseveraram no caminho da vida, mas voltaram as suas vidas carnais. Desistiram da vida eterna e hoje parece que está tudo bem, mas o dia do juízo chegará e é neste dia, como disse o profeta Malaquias, que a tua consciência verá quem fez a vontade de Deus e quem não fez. Dali para frente, a consciência enfrentará uma desgraça eterna, um vazio nas trevas, choro e ranger de dentes.
Hoje, a tua consciência ainda está toda pomposa, achando que tomou a decisão correta, mas no dia do juízo, ela quebrará a cara. Parece que este dia nunca chegará, mas na verdade ele está pertinho, debaixo do seu nariz, e é só o espírito voltar a Deus que esta tua respiração para. Este dia chegará como o ladrão da noite, e quando você menos esperar os seus entes queridos estarão numa funerária escolhendo o seu caixão. Por isso hoje a perseverança é fundamental para andar no caminho da vida, para que aquele dia não nos pegue de surpresa. Foi entregue uma vida em nossas mãos, e depende de cada consciência fazer dela o que quiser. Se a tua consciência quer joga-la no vazio eterno, que jogue. Eu, porém, perseverarei até o fim, pois agora que estou tão pertinho, você acredita que eu cometeria esta loucura?
Meus irmãos, nós viemos a este mundo só por conta do propósito de Deus, não viemos aqui para outra coisa e a tua consciência está trocando uma vida eterna lá no céu pelo espírito, só de glórias e delícias, por uma vidinha ridícula, temporária, só de decepções e frustrações deste mundo. Você acredita que está fazendo uma boa troca? Imagine, depois que esta tua carne morrer, a tua consciência enfrentará uma eternidade no vazio das trevas. Nossa! Que negoção que você está fazendo?