A dependência química é um mal que se instala nas consciências das pessoas, tornando-as inúteis, tanto para o propósito da vida, quanto para a sociedade. Se nós vermos pelo lado racional, a dependência química também é considerada como uma doença destes finais dos tempos, pois hoje nós vivemos num mundo extremamente competitivo, e desde criança todos nós somos muito cobrados, e é lógico que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. E como os mais fracos são a minoria, eles partem para as drogas, como num refúgio da pressão da sociedade. É como se a consciência jogasse a toalha, e não quisesse mais lutar contra o sistema.

O nosso irmão Jesus até nos orientou a cerca disso, dizendo: neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. E a nossa força para vencermos esta etapa da vida, está exatamente no entendimento da razão da vida, pois nós não estamos neste mundo para competir uns com os outros, mas estamos por um só objetivo, que é o propósito do nosso Criador Deus. O gigante que devemos derrubar em nós, é a nossa própria carne, pelos desejos dela, pois nós sabemos que com ela não vamos muito longe. Nós estamos dentro de um propósito, e este propósito tem três fases, a saber, a fase de sêmen em que já passamos, a fase humana em que estamos e a fase espiritual lá a frente que almejamos. Era para as nossas consciências lutarem por esta fase espiritual, e não uns contra os outros. Esta luta aqui do mundo, não nos levará a lugar algum, e ainda jogaremos a consciência que produzimos no vazio eterno.

Portanto, é loucura lutar exageradamente por esta vida temporária aqui da carne, pois sabemos que não levaremos nada dela. Mas devemos lutar todos juntos pela vida eterna. Deixe os loucos se baterem por suas loucuras, mas vamos nós dar as mãos e caminharmos juntos para a vida eterna. Quem levará as nossas consciências a Deus, já é este espírito que nos dá a vida. Ele veio de Deus, para nos levar a Deus, e quando chegarmos lá no plano do céu, este mesmo espírito será o corpo eterno das nossas consciências. Agora imagine você jogar a tua consciência no vazio eterno, quem ganhará com isso? Nós não precisamos das drogas para nos livrar da carne e dos tormentos dela, mas sim do entendimento do propósito de Deus.