Sentimento é a manifestação da ação de sentir, de expressar emoção e ou reações diante dos acontecimentos vivenciados, que podem ser tanto em relação à situações recentes, quanto para as já vividas, bem como também à coisas, pessoas, lugares, etc.
Sabemos que para desenvolvermos uma relação afetiva é fundamental o envolvimento, isto é regra geral. Afinal, é no envolvimento adquirido ao relacionarmos, que descobrimos afinidades, que criamos e estreitamos laços de intimidade, confiança, lealdade, enfim tudo o que permeia e fundamenta uma relação. Sabemos também, que há inúmeros tipos de sentimentos e que variam de intensidade de consciência para consciência. Podemos afirmar que todo sentimento é verdadeiro?? Sentimento verdadeiro é aquele que promove ações da consciência em direção à sua consumação. Pois bem, mediante isso, ao olharmos em redor não podemos deixar de mencionar de onde são provenientes os sentimentos, afinal estamos dentro de um propósito e falamos das existências presentes em nós, ou seja, a existência carnal e a espiritual.
Bem, percebemos que as consciências fundamentam-se em falsos sentimentos, que são provenientes da carne, com quem relacionam-se, que roubam sua vivacidade, que as destroem, encarceram e impossibilitam uma vida plena e verdadeira.Tais sentimentos, jogam a consciência ao mais profundo abismo de si mesmo, onde tudo é transitório, ilusório, mutável e se desfaz, bem característico da existência carnal e com a qual as relações são intermináveis, se perpetuam até o vazio eterno. Cito falsos sentimentos, pelo mal que acarretam a consciência, mas são verdadeiros por conta da relação que estas mantém com a carne e que por conta disso agem em favor da mesma.
Em contrapartida, a relação com o espírito de Deus, produz na consciência os verdadeiros sentimentos que a conduzem para uma vida plena de satisfação, de paz, de realização e eterna, mas que depende exclusivamente do querer da consciência em relacionar-se e em promover ações na direção da consumação do propósito, de obediência, de dignidade, de sentimento verdadeiro!
Em suma, sentimento verdadeiro é aquele que a consciência manifesta pela existência à que está ligada, dada as suas ações!

Por Loir Xavier