Quem melhor sabe o porquê fomos criados senão o nosso próprio criador? Se diz se nós o buscarmos de todo o coração, para sabermos o porque ele nos criou, ele nos revela. Jesus disse: e todos serão ensinados por Deus, e quem do Pai ouviu e aprendeu chega ao espírito, o espírito que já está dentro de cada um de nós nos dando a vida. Diz-se que é este espírito que nos faz entendidos. Paulo disse que nesse espírito está todo tesouro da ciência de Deus e quem se identificar com este espírito, chega ao pleno conhecimento do proposito da vida. Eu testifico isto dentro de mim mesmo, porque eu cheguei a esta verdade. Hoje eu sei tudo que concerne à razão da vida, desde o inconsciente eterno que passamos, até chegar à glória eterna do espírito lá no céu. Conheço todo caminho que concerne à salvação eterna. Já andei um trecho do caminho que levará a minha consciência a vida eterna do espírito, mas conheço também o caminho que leva uma consciência ao vazio eterno. Estes são os dois ditos caminhos, o da vida e o da morte. Sei exatamente por qual caminho eu ando, e sei que chegarei a minha vida eterna, pois se diz que Deus não confunde o homem.

Qualquer consciência também pode escolher o caminho que quer andar, tanto para sair na vida eterna do espírito ou no vazio das trevas eternas. É dado o poder absoluto de escolha a todas as consciências, é só ela escolher e andar pelo caminho que quiser, e no final sairá pelo caminho que andou.

O juízo que se faz, não é por julgamento de terceiros, mas a consciência sairá automaticamente pelo caminho que andou. Estes dois caminhos são colocados diante de nós hoje, o da carne e o do espírito. Quem andar pela carne sairá no vazio eterno e quem andar pelo espírito sairá na vida eterna. Ninguém será julgado por obras, mas pelo caminho que andou.