Mútuo, recíproco, correspondente, equivalente. Proporcional, ter relação analógica. A lei de Deus é esta: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Primeiro temos que analisar a hermenêutica da palavra amor, que quer dizer compreender. Então, primeiro temos que compreender a Deus, sobre todas as coisas e desejar ao nosso próximo, a vida eterna que queremos para nós, pois que consciência que não quer ter a vida eterna? Quem também não quer compreender e conhecer a Deus? E é isto que eu e meus irmãos, tentamos fazer com o nosso próximo, que ele também entenda o propósito de Deus, pois este propósito realizado em nós, nos resultará na vida eterna do espírito lá no plano do céu.

Nós entendemos todo o propósito de Deus, desde que Deus criou o macho e a fêmea para a procriação carnal, até nós termos produzido a consciência para a procriação espiritual. Isto tudo está dentro do propósito da vida, que se nós trilharmos este caminho perfeitamente, sairemos na terceira e definitiva fase da vida, a fase espiritual. Praticamente todas as consciências estão se lançando no vazio eterno por não compreenderem o propósito da vida, e por isso não darão sequência a vida. A vida eterna da consciência depende exclusivamente de cada uma delas. O espírito de Deus já está assentado dentro de cada um de nós pela vida, como Paulo disse: porque nele vivemos, nos movemos e existimos. O problema foi o que o profeta Isaías disse: mas ele foi ignorado e não fizeram dele caso algum, foi um de quem os Homens lhe viraram o rosto. Por isso o próprio Isaías disse: vós que fazei menção do senhor, não haja silêncio em vós. O espírito será a nossa vida eterna, isto é, a vida eterna das nossas consciências. Mas por falta de entendimento, todas as consciências cairão no vazio eterno. E este é o nosso trabalho por amor a Deus, falar do propósito de Deus a todas as consciências. Nós amamos a Deus primeiramente e depois os nossos semelhantes que não sabem disso.

Esta é a verdadeira reciprocidade entre os semelhantes, de não desejar ver ninguém caindo no vazio eterno. Se nós entendemos e queremos a vida eterna para nós, por amor a Deus e ao próximo, temos também que revelar este segredo ao próximo, para que ele também tenha a vida eterna. E para isto, temos que preparar as consciências para receberem o espírito de Deus e chegarem a vida eterna dele.

Por O teu espírito diz