Nós não podemos confundir capacidade com sabedoria. Tem pessoa que tem a força de um cavalo, mas tem que usar cabresto, porque não tem sabedoria, isto é, ela não sabe usar a força que tem para o bem, mas é totalmente desgovernada. Assim são todas as consciências, elas têm capacidade de muitas coisas, mas não tem sabedoria para usar sua capacidade para o bem, mas só a usa para o mal, por isso existem as leis para punir os transgressores e neste caso de que vale a capacidade sem a sabedoria? Seria o mesmo que usar a força sem coordenação. A capacidade é uma coisa, a sabedoria é outra, como Paulo disse: todas as coisas me são lícitas, isto é, eu posso fazer todas as coisas, mas nem todas as coisas me convém fazer. A primeira ordem se fala da capacidade, a segunda se fala da sabedoria, isto é, eu posso fazer qualquer coisa, pois tenho capacidade para isto, mas nem todas as coisas me convém fazer. Prejudicar os outros já é errado, mas se auto prejudicar é tolice. Por isso a capacidade deve estar acompanhada da sabedoria, pois de que vale tanta capacidade sem sabedoria?

Sabemos que os seres humanos são capazes de muitas coisas, mas olha só o mundo como está? Por isso Isaías disse: na verdade, a Terra está contaminada por culpa dos seus moradores, pois que, transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna. Por isso a maldição consome a Terra e os habitantes dela serão desolados e queimados, e poucos Homens restarão. Jeremias também disse assim por Deus: eis que Eu vos introduzi numa terra fértil e boa, para comerdes de seus frutos e de seus bens, mas quando entrastes na Terra, contaminastes a minha Terra e da minha herança fizeste uma abominação. E é isto que nós vemos hoje no mundo, os seres humanos não só destruíram o planeta Terra, como derrubaram o propósito de Deus.

Então, de que vale tanta força bruta, sem sabedoria? O ser humano, por ignorância, está jogando a consciência que produziu no vazio eterno, e de que valeu ele ter passado por este mundo? Teve tanta capacidade, mas não teve nenhuma sabedoria.

Por O teu espírito diz