Caráter é o conjunto de sentimentos ou modos de proceder de cada indivíduo, é a firmeza que nós sentimos da pessoa, o cunho especial que distingue cada ser. É a base, a origem, o fundo, as características. O caráter é o conjunto de modos que caracteriza cada pessoa, não só no seu físico, mas na sua maneira de proceder. Não se colhe bananas do pé de limão ou uva dos espinheiros e nem figo dos abrolhos. São pelos frutos que cada consciência se dá a conhecer. Este é o caráter que cada um, forma de si mesmo. O caráter de uma pessoa não se forma do dia para noite, mas ele é como um fruto natural, que vai se despontando ao longo do tempo, podendo até mudar conforme os lances que vão nos acontecendo durante a vida.
Quem pensa, raciocina e forma as ideias é a consciência, e devemos atentar que temos duas existências em nós e a consciência fará isto pela existência que estiver ligada. Temos a existência animal e a celestial e pelo animal agiremos sempre irracionalmente, mas pelo celestial agiremos sabiamente e racionalmente, pois é próprio de cada existência nos induzir a estes instintos. Sendo assim, é muito fácil detectar onde uma consciência está ligada pelas ações dela.
Tanto uma existência quanto a outra têm as suas caraterísticas e são por estas características que cada consciência age.

Podemos dizer que a nossa consciência é um estado, um campo de manifestação ou como uma terra fértil, onde tudo que se planta germina, cresce e dá seus frutos. Devemos então raciocinar e refletir por nossa consciência para enxergarmos de fato o que tem dentro dela e qual o nosso caráter, quais os frutos tem brotado e os sentimentos que eles tem nos causado e começar a cuidar da nossa consciência, ver o que é bom para ela, pois é na consciência de cada um que tudo acontece, fora ainda que a consciência é o desejo do Criador.

Por Michele Mi