Destrinchar: desenredar, destrinçar, desenlear, expor minuciosamente, individualizar, diferençar, dizer ou expor pormenorizadamente, esmiuçar, desvendar. A primeira coisa que devemos fazer para analisarmos algo, é isolar este algo, sendo assim, para destrincharmos a consciência, primeiro devemos isola-la pelo entendimento. Quando falo sobre a consciência, não digo no sentido da expressão da palavra, mas a consciência é o fruto da criação humana, ela é o desejo do Criador em relação ao ser humano, por isso devemos ver o que é a consciência e para que ela serve.

Em si mesma a consciência é um estado, uma condição, uma simetria e é por ela que todas as coisas se manifestam, no seu raio de atuação. A consciência é uma grandeza, pois sem ela nada tem importância de ser, pois é ela que manifesta e dá valor a tudo que existe. A consciência é como um fruto natural do ser humano, assim como a laranja é o fruto da laranjeira, o abacate do abacateiro, a consciência é o fruto do ser humano. A consciência tem várias funções, como: pensar, raciocinar, formar ideias, ver pelo entendimento, avaliar, decidir e principalmente agir pelo o que quer e muitos pensam que estas funções são do cérebro, mas elas são inerentes a consciência, por isso notamos que uma criança ainda não usa destas funções justamente porque a consciência ainda está sendo produzida, ainda é verde, mas conforme vai amadurecendo, estas funções vão ficando claras.

Mesmo a consciência tendo estas funções, sozinha não pode fazer nada, mas precisa de um corpo para inspira-la e comanda-la, isto é, todas as funções da consciência precisam de uma existência para ser realizado.
E é aí que entra o propósito da vida, pois o Criador nos criou na matéria justamente por causa da consciência que produzimos e sabemos que esse corpo material é provisório, mas a vida que temos provém da existência espiritual e não da matéria, pois todos sabem que a carne morrerá. Então a consciência deve se refletir como tal e trabalhar nesse sentido de se desligar da carne que a produziu e se ligar no espírito da vida, para dar continuidade a vida que é o bem mais precioso da nossa consciência.

Por Michele Mi