Capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado, capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza; juízo, tino.
Nós sabemos que somente o ser humano tem a capacidade de discernir todas as coisas, justamente porque produz a consciência que é dotada das seguintes funções: pensar, raciocinar, formar idéias, determinar, ponderar, agir e manifestar. Mas pelos frutos das consciências, notamos que não usam dessas funções para o bem, é só olharmos a situação que se encontra este mundo e o estado ruim que praticamente todas as consciências vivem.

O Criador sendo um ser sábio, criou tudo com um fundamento, uma razão, uma função específica e nada é por acaso. Temos os olhos para enxergar, a boca para falar, os ouvidos para ouvir e seguindo essa linha, temos o poder de raciocinar pela nossa consciência para enxergarmos tudo pela verdade do que é, discernirmos, colocar cada coisa no seu devido lugar e principalmente vermos profundamente a razão de existirmos, separar o que é do espírito e o que é da carne, para encaixarmos nossa consciência na existência que tem vida própria e que já nos habita. Não podemos fazer lambança no entendimento e no sentimento. É claro que há todo um processo para a consciência passar e se transformar em um novo ser. Há um caminho a trilhar e no início quando nos deparamos com a verdade, tudo é novo, tal qual uma criança se descobrindo, na fase dos porquês, onde não tem nenhuma destreza para falar, andar, agir, mas devemos cada vez mais nos inteirarmos e identificarmos com nosso ser celestial, pois quando a consciência sente de verdade e almeja algo, ela vai atrás para conquistar.

Sabemos também que as duas existências que temos em nós são totalmente opostas e a consciência ligada a carne não discerne as coisas espirituais, porém o espiritual discerne bem todas as coisas por já ter tido os sentimentos carnais, por isso devemos ter muita paciência e compreensão com aqueles que ainda não enxergam e não conseguem discernir as coisas, mas devemos dar as mãos estimulando e fortificando a todos no caminho da vida.

Por Michele Mi