Para termos a vida eterna do espírito, primeiro temos que nascer nele, como nosso irmão Jesus sugestionou a Nicodemos. E assim como houve todo um processo para nascermos na carne, assim também, há todo um processo para nascermos no espírito, como Paulo disse: Assim como trouxemos a imagem do ser animal, assim também traremos a imagem do ser espiritual. E é pelo mesmo princípio das origens, que todas as coisas existem, e o nosso nascimento no espírito, não poderia ser diferente, mesmo porque a sabedoria que envolve todas as coisas do universo é a mesma. Paulo disse que as coisas do tempo presente, servem de sombra para o bem futuro. E Calebe disse que o mesmo que já nos trouxe até aqui, é o mesmo que nos conduzirá a vida eterna.

O nosso irmão Jesus disse que quem não nascer de novo, não pode entrar no reino de Deus, e ele foi bem categórico quando disse: O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito é espírito. Mas como nascer no espírito? Qual o mecanismo que temos para isto? Se Paulo disse que é da mesma forma, é só nós sabermos como foi para nascermos na carne, que o mecanismo é o mesmo, só muda os personagens. A nossa mãe agora no espírito é a “consciência” que produzimos como criação, por isso tivemos que vir na carne, para produzi-la. O filho que queremos ter é o de Deus, o filho da vida eterna. A semente de Deus já está em nós pela vida, o espírito de Deus.

A coabitação entre a consciência e Deus se faz pelo raciocínio, que é o órgão genital da consciência,e a palavra de Deus é o órgão genital de Deus e desta relação temos o gozo do entendimento, onde é inseminado o espírito de Deus dentro da consciência. E uma vez a consciência conscientizou o espírito de Deus nela, naturalmente ocorre o crescimento do filho de Deus em nós, como Pedro disse: Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o puro leite racional, para que por ele vades crescendo. Daí é só esperar pelo tempo da gestação que o nosso nascimento no céu pelo espírito será certo, assim como um dia você nasceu aqui neste mundo.