A propriedade é o que distingue particularmente uma coisa da outra, mesmo sendo do mesmo gênero. A vida da energia, por exemplo, a energia é própria da matéria e a vida é própria do espírito. Mesmo as duas provocando ações, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Seria como se a vida fosse a energia do espírito, e a energia fosse a vida da matéria, mesmo parecendo ser a mesma coisa, dá para distinguir bem uma ação da vida de uma ação da energia, e esta distinção é a propriedade do falar, seria como um maestro distinguir uma nota musical da outra de ouvido, ou como o pintor distinguir um tom da cor de outro. Quem não tem discernimento parece ser tudo igual, mas para quem enxerga e ouve pelo entendimento, vê nitidamente estas diferenças.

Falando do propósito de Deus, disseram assim de Jesus: e concluindo ele um discurso, a multidão se admirava da sua doutrina porque ele os ensinavam, não como os escribas, mas como quem tinha autoridade no falar. Só existe um caminho que leva uma consciência a vida eterna do espírito, a saber, inseminar o espírito nela, gesta-lo, e nascer no reino de Deus pelo espírito, como Jesus disse: aquele que não nascer da palavra e do espírito, não herda o reino de Deus. Fora deste caminho, tudo é engano e fantasia do diabo. Jesus não virá buscar ninguém, Maria muito menos intercederá por alguém, ninguém será salvo pelo perdão de Deus. Deus não tem nenhum escolhido ou excluso aqui na Terra, mas assim como foi para virmos a este mundo, é do mesmo modo para irmos ao céu, como Paulo disse: assim como trouxemos a imagem do ser animal, assim também traremos a imagem do ser espiritual. Mas não é primeiro o espiritual senão o animal, depois o espiritual. E porque esta ordem? Porque depende da consciência que o ser animal produz para a inseminação do seu espírito nela, gesta-lo, e por fim nascermos no reino de Deus. É o mesmo espírito, mas por duas ordens, a de Melquisedeque que nos trouxe a este mundo pela carne, e a de Cristo que nos levará ao céu pelo espírito.

Isaías disse: a lei e ao testemunho, se eles não falarem segundo esta regra, não haverá amanhã para eles. Todas as coisas do universo são regidas por leis e princípios estabelecidas por Deus, e ninguém foge destas leis. Ou se pratica a lei e sai na vida eterna do espírito, ou simplesmente a consciência vai para o vazio eterno sem volta.

Por O teu espírito diz