Eu não sei porque as pessoas se contentam tanto com a mentira, na realidade elas amam a ilusão e desprezam a verdade. Não querem saber nem mesmo a verdade sobre si, por isto vivem a mentira, apagam o que são, não desejam o silêncio e não tem por companhia a solitide. A solidão os assombra, ninguém consegue conviver consigo mesmo e por isto a mentira os contenta. É mais fácil aceitar lisonjas à que aceitar a verdade, porque a verdade dói, machuca, fere a alma, mas cura. De que adianta ouvir mentiras se no fim é o abismo que o espera, estão à espreita do abismo e sorriem para as comichões, acenam para o engano e se deitam com a falsidade. O tempo lhes traz lembranças desastrosas, o choro se torna livre, porém os acorrenta até os dentes, mas mesmo assim continuam sorrindo e acenando para tentarem se enganar de que tudo está bem.
Como estar bem se não sentem a verdade em seus corações? Somente a verdade traz sustentação a alma, por ela se encontra a vida, e chega em estado de paz. Àquele que se contenta com a mentira nunca sentiu o sabor da verdade, porque seu sabor é amargo ao peito, mas doce ao paladar. A verdade é como a água que lava a alma dos enganos deste mundo, ela corrige aquele que a ama, e traz conforto àqueles que a abraçam. O sábio ama a verdade e o tolo a despreza, mas um dia de qualquer maneira cada um se encontrará com ela, e àqueles que a desprezaram saberão que cometeram o maior erro que podiam, deixando-a de lado por uma tão imbecil mentira.
Por Patrícia Campos
Tema sugerido por Arthur