Psicologicamente falando, se uma coisa não te faz falta é porque a tua consciência está desligada dela. Quando o salmista disse: a minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo e ele se referia a necessidade da palavra de Deus, do alimento que vem de Deus que sacia a alma do espírito, mas se esta palavra não te faz falta é porque a tua consciência é desligada do espírito. Nós podemos fazer as coisas de duas maneiras, uma por necessidade e outra por vanglória. Quando a consciência faz as coisas só para os outros verem é porque ela é desligada da coisa, mas quando a consciência faz as coisas por necessidade, mesmo ninguém vendo, é porque ela é ligada a coisa. Os seus atos mostram onde a tua consciência é ligada e onde ela é desligada, por isso repito, se uma coisa não te faz falta é porque a tua consciência é desligada dela. Quem não busca se alimentar quando está com fome ou beber água quando está com sede? Não precisa ninguém estar olhando quando você está comendo ou quando está bebendo água, pois trata-se de uma coisa que não interessa a ninguém, pois é uma necessidade humana e todas as coisas que uma consciência faz por necessidade, não tem o porquê ficar mostrando. Ir à igreja, querer mostrar que vai à igreja, fazer propaganda que vai à igreja é pura hipocrisia. A fidelidade a Deus é interna e uma consciência não precisa mostrar que ela é fiel, mas a própria conduta dela mostra isto.
Quando uma mulher tem que provar ao marido que ela é fiel, por si só ela mostra ser uma traidora, pois, o ter que mostrar é uma aparência por fora, mas a consciência ser fiel de verdade é por dentro. Tudo que é aparente é falso e tudo que se faz por sentimento é verdadeiro. Alarmar que ama é pura hipocrisia, pois o verdadeiro amor se sente no coração e não nos ouvidos. Eu não tenho necessidade de ouvir que me amam, mas tenho que sentir que me amam. O que o ouvido escuta é falso, mas o que o coração sente é verdadeiro. Ouvir a palavra de Deus é uma coisa, mas sentir a palavra de Deus no fundo da alma é outra, mas se a tua consciência não busca e nem sente falta da palavra de Deus mostra que ela é desligada Dele. Então, do que adianta vangloriar-se, sendo que isso também é fruto carnal, é vaidade excessiva, falta de humildade, pois toda consciência que anda pelo espírito é humilde de coração e o próprio espírito dentro de cada um de nós sente onde estamos de fato ligados, e sente se realmente nossos sentimentos são por ele ou pela carne. É muita tolice da consciência achar que pode enganar o espírito, pois a ele tudo está nu e patente.
Somando nossas luzes